Tudo o que você precisa saber sobre o Renavam 2021

O Renavam 2021, Registro Nacional de Veículos Automotores, é o número de identificação de um automóvel, como se fosse a impressão digital dos humanos, um RG ou CPF, por exemplo. Desde 2013, todos os novos registros passaram a ter onze dígitos, pois o número de veículos emplacados no país (mais do que 78 milhões, na época) era próximo ao limite de numeração. 

O acréscimo de dois dígitos foi feito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e os departamentos estaduais de trânsito, os Detrans

Com o código do Renavam 2021, o proprietário consegue verificar o pagamento do licenciamento, DPVAT, IPVA, autuações e multas (pendentes ou quitadas), registro de furto ou roubo do veículo, recalls da indústria que fabricou o automóvel e dados de segurança. Entre esses dados estão:

  • placa;
  • chassi;
  • monobloco;
  • agregados;
  • troca de propriedade;
  • mudança de Estado;
  • características físicas (modelo, cor, etc);
  • dados sobre a saída de circulação do veículo, se esse for o caso. 

Todas essas informações do Renavam 2021 são distribuídas e compartilhadas pelo Denatran, que  é uma base nacional, com o Detran, órgão estadual.  

Onde está o código do Renavam 2021?  

Já falamos tanto sobre o Renavam 2021, que podemos ter esquecido de mencionar algumas questões básicas sobre o registro. O código dele é encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV. Ele fica posicionado no canto superior esquerdo do documento, tanto na versão impressa, quanto na digital. 

Tome cuidado para não confundir o Renavam 2021 com o número do chassi. Eles são coisas diferentes:

  • número de dígitos: o Renavam conta com 11 e o Chassi com 17, que podem ser números e letras; 
  • o número do Chassi é chamado oficialmente de Número de Identificação do Veículo (VIN);
  • O Renavam só pode ser encontrado no CRLV;
  • O padrão do Chassi, utilizado no Brasil,  é o mesmo do mundo inteiro. Ele geralmente está localizado no CRLV e no motor ou carroceria do veículo. 

Como fazer a consulta do Renavam 2021?

Para consultar os dados presentes no Renavam 2021, o proprietário, ou interessado nas informações, pode acessar o site do Governo Federal. Apesar disso, a forma mais comum de fazer essa consulta é pelos sites do Detran de cada Estado.

Normalmente, além do código do Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam 2021,  é necessário informar a placa. 

Esse tipo de checagem serve para verificar multas e débitos em geral, que estão registrados junto ao veículo. Entre eles, o não pagamento do IPVA, por exemplo. 

Lembre se sempre da importância de manter todas as questões financeiras relacionadas ao veículo em dia, já que elas podem trazer grandes problemas ao condutor caso estejam com pagamentos atrasados. 

Quando existem débitos cadastrados no Renavam 2021 do proprietário, o licenciamento anual do veículo fica bloqueado. Para o renovação anual do licenciamento, é necessário pagar todos os débitos.  A quitação do licenciamento é obrigatória para trafegar nas vias brasileiras.  

A multa para o licenciamento atrasado é de R$293,47, com a adição de sete pontos de infração na Carteira Nacional de Trânsito, a CNH. 

 

Na Vitrola Proudly powered by WordPress