A entrada de Uber na indústria de transportes aumentou drasticamente nossa disposição coletiva de estar dentro dos carros de estranhos, ou, saber mais sobre os apps de delivery, como funciona a glovo.
Agora, apps como Uber e Lyft facilitam mais de 14 milhões de passeios diários, e há algum grau de risco inerente em cada passeio. É seguro para o usuário usar Uber em 2021?
Não há uma fonte unificada de dados detalhando a taxa ou natureza exata dos acidentes e crimes que ocorrem durante os passeios, mas quase todos nós ouvimos (ou vivemos) notícias, histórias pessoais e estatísticas que atestam perigo, atividade criminosa ou acidentes que surgem do uso desses aplicativos.
Embora se possa argumentar que a taxa destes incidentes parece relativamente baixa dado o volume do uso do serviço, também é verdade que estas tragédias são um tanto evitáveis e sua ocorrência pode e deve ser minimizada através de pensamento, ação e política intencional.
Até mesmo uma porcentagem extremamente baixa de viagens perigosas pode significar centenas ou milhares de incidentes diários.
Os maiores riscos
Os criminosos se apresentam como motoristas Uber para tirar proveito dos passageiros. Nos últimos meses, aconteceu com uma estudante na Carolina do Sul, nos EUA, onde Samantha Josephson entrou em um carro que ela confundiu com seu Uber e foi morta por seu motorista apenas horas depois.
Já, em Las Vegas, uma mulher saltou de um carro em movimento para escapar de um motorista falso e ameaçador. Em outra cidade, uma motorista falsa tirou fotos de passageiros mulheres inconscientes.
Em Chicago, mais de um motorista falso já enganou os passageiros para obter ganhos financeiros, dizendo que algo deu errado com os pagamentos e solicitando cartões de crédito durante o passeio.
Acidentes com carros e pedestres
Os passageiros muitas vezes esquecem que seus motoristas podem cometer um acidente, então não pense na segurança normal do veículo, quando estão na condição de passageiros em um Uber.
Os motoristas – mesmo aqueles que passam pela verificação dos antecedentes de Uber – às vezes têm intenções criminosas. Uma investigação de 2018 pela CNN descobriu que pelo menos 103 motoristas da Uber nos quatro anos anteriores foram acusados de agressão sexual ou abuso de seus passageiros, com pelo menos 31 condenados.
As Melhores Dicas de Segurança Uber
Como os aplicativos lhe dirão exatamente onde seu motorista está, você só precisa sair e encontrá-lo no último minuto possível.
Solicite sua carona enquanto ainda estiver dentro de casa ou outro local, e permaneça em uma área bem iluminada, confortável e na presença de outras pessoas pelo maior tempo possível.
Pergunte sempre “Qual é meu nome?” A Universidade da Carolina do Sul e a família de Samantha Josephson estão liderando a campanha #WhatsMyName para promover a segurança de compartilhamento de carona, sempre identificando positivamente seu motorista.
Nunca entre em um Uber ou qualquer outro carro particular, a menos que o motorista possa primeiro identificá-lo pelo nome. Se eles forem seu motorista de fato, também conhecerão seu destino.
Dessa maneira, você pode se poupar e ainda evitar situações horríveis, portanto, tome mais cuidado.