Mais de 30% da população mundial tem pressão alta, que é considerada o principal fator de risco modificável para doenças cardíacas e morte precoce. Se você se encontra nessas circunstâncias, não se desespere.
Existem várias estratégias que podem ajudá-lo a reduzir a pressão arterial, como seguir uma dieta saudável, parar de fumar, reduzir o consumo de álcool, fazer exercícios e perder o excesso de gordura corporal.
Alguns suplementos além de não apresentarem efeitos colaterais, demonstraram bons resultados para auxiliar no controle da pressão arterial. Ficou curioso? Separamos uma lista desses produtos, acompanhe.
Suplementos que auxiliam a reduzir a hipertensão arterial
- Magnésio: é um mineral crítico para muitas funções corporais, incluindo a regulação da pressão arterial. Ele faz isso por aumentar a produção de óxido nítrico, substância sinalizadora que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.
- Vitamina D: pesquisas mostram que as pessoas com pressão alta tendem a ter níveis mais baixos de vitamina D. Outros estudos também demonstram que níveis mais elevados de vitamina D no sangue podem ajudar a proteger contra a hipertensão.
- Vitaminas B: várias vitaminas do complexo B podem ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial. Por exemplo, suplementos de vitamina B2 (riboflavina) demonstraram ajudar a reduzir a pressão arterial em adultos com mutações no gene da metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR), que tornam a pressão alta mais provável. Já, os suplementos de ácido fólico e folato, vitamina B9, também podem reduzir a pressão arterial em pessoas com doenças cardíacas. Além disso, a maior ingestão de folato na idade adulta jovem pode proteger contra esta condição mais tarde na vida.
- Potássio: o potássio pode ser o suplemento nutricional mais conhecido para regular a pressão arterial, ele atua promovendo a excreção de sódio pela urina e ajudando o relaxamento dos vasos sanguíneos.
- CoQ10: é uma molécula semelhante a uma vitamina produzida pelo corpo e encontrada em certos alimentos. Estudos indicam que os suplementos CoQ10 reduziram significativamente a pressão arterial sistólica, que é o número mais alto em uma leitura.
- L-arginina: é um aminoácido que pode reduzir os níveis de pressão arterial quando tomado como suplemento. Além disso, melhoraram significativamente a função dos vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo.
- Vitamina C: é um nutriente solúvel em água de que seu corpo necessita para muitos processos importantes. Pesquisas recentes sugerem que os suplementos de vitamina C podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Além disso, pessoas com níveis baixos dessa vitamina no sangue têm um risco maior de hipertensão.
- Extrato de alho: o alho está associado a uma variedade de benefícios, incluindo redução da pressão arterial e risco de doenças cardíacas. Adicioná-lo à sua rotina pode ajudar a reduzir a pressão arterial naturalmente. Isso porque eles reduzem a pressão arterial sistólica e diastólica.
- Óleo de peixe: o óleo de peixe pode melhorar a saúde do coração ao reduzir os níveis de lipídios no sangue, a inflamação e a pressão alta. Tomar as gorduras ômega-3 EPA e DHA, incluindo suplementos de óleo de peixe, leva a reduções significativas da pressão arterial sistólica e diastólica. Além do mais, os níveis sanguíneos mais elevados, promovidos pelo ômega-3 podem proteger contra a hipertensão.
- Probióticos: são bactérias benéficas naturalmente encontradas no intestino. Os suplementos contendo essas bactérias estão associados a vários benefícios à saúde, incluindo a redução da pressão arterial.
- Melatonina: é um hormônio produzido pelo seu corpo que você também pode tomar como suplemento. Embora esses suplementos sejam usados popularmente para promover o sono, eles também estão associados a outros benefícios à saúde. Estudos mostram que os suplementos de melatonina podem reduzir a pressão arterial em pessoas com níveis elevados. Além disso, a baixa produção de melatonina pode ser um fator de risco para hipertensão em mulheres.
- Chá verde: está associado a uma variedade de benefícios de saúde impressionantes , incluindo níveis saudáveis de pressão arterial. Estudos mostram que tomar suplementos de chá verde reduz significativamente a pressão arterial em pessoas com e sem níveis elevados.
- Gengibre: os suplementos de gengibre em altas doses podem ajudar a reduzir a pressão arterial elevada.
Precauções
Embora vários suplementos possam reduzir os níveis de pressão arterial, isso não significa que todos os suplementos sejam seguros. É importante saber que muitos suplementos podem interagir com medicamentos comuns, incluindo medicamentos para pressão arterial.
Portanto, você deve sempre consultar seu médico antes de adicionar qualquer suplemento à sua rotina. Seu médico pode ajudá-lo a determinar uma dose segura e eficaz com base em suas necessidades.
Conclusão
Alguns suplementos podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Isso inclui magnésio, potássio, vitamina D, CoQ10, alho e óleo de peixe.
Embora a adição de um ou mais desses suplementos possa ser vantajosa, você deve primeiro conversar com seu médico para garantir que o suplemento é necessário, seguro e eficaz.