Porque o Rock in Rio é tão importante na história do Rock e dos festivais de música?

Estabelecido no final de uma ditadura militar, Rock In Rio era muito mais do que apenas outro festival. As bandas que tocaram nunca mais seriam as mesmas e isso já dá para ver pelas últimas atrações do festival desde 0s anos 2000 e que devem permanecer para as datas do Rock in Rio 2020, ainda mantido para Outubro.

Quando o sol amanheceu no Rio de Janeiro em 1 de abril de 1964, um novo capítulo sangrento da história tinha começado no Brasil. De um dia para o outro, haviam se desdobrado enredo que viram um golpe de Estado militar apoiado pelos EUA derrubar a administração do Presidente João Goulart, e os anos seguintes prometeram ser um pesadelo distópico com motins, tortura sancionada pelo Estado, censura e supressão do rife da liberdade de expressão.

Enquanto os jovens da década de 1960 tinham encontrado consolo em usar o gênero popular do samba para criar canções de protesto para rail contra o estabelecimento, no final dos anos 70, ele tinha sido cooptado pelas autoridades e roubado de sua potência. Com o poder da ditadura a diminuir e a juventude desiludida com o início dos anos 80, algo de novo era necessário.

“Tudo começou quando o Queen interpretou São Paulo em 81”, explica Nando Machado, Gerente da Viper das lendas do metal brasileiro. Eles interpretaram o Estádio do Morumbi para mais de 100 mil pessoas, seguido por turnês Kiss e Van Halen em 1983 que foram transmitidos na TV. Cresceu com os sentimentos dos jovens que não queriam crescer com a ditadura militar; queríamos liberdade de escolha.”

Em 1980, as coisas já estavam um pouco mais soltas e bandas começaram a vir para o Brasil”, diz Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.

Foi também [por volta] o tempo em que o Sepultura começou, por isso foi um momento muito emocionante para as pessoas da minha idade. Por volta de 83, tenho amigos na escola juntos para formar uma banda de covers. Fizemos uma feira de Ciências só para nos levantarmos e falarmos sobre heavy metal – uma verdadeira razão para as crianças não abandonarem a escola!

Ainda em grande parte destinado às franjas e subterrâneos, algo sísmico foi necessário para empurrar este nascente fandom de rocha de garagens e mostra escola para a consciência popular.

No final de 1984, algo havia chegado: Rock In Rio anunciou seu evento inaugural para o mês de janeiro seguinte em um dos maiores programas de TV do Brasil, lançando alguns dos maiores nomes em rock e metal, incluindo Ozzy Osbourne, AC/DC, Scorpions e Iron Maiden, sendo inaugurado e transmitido pela Globo no Gshow ao vivo. 

Celebre os 30 anos do Rock in Rio

Se o evento de 2020 vai ser tão incrível quanto os anos passados não dá para saber. Mas o que se pode contar é que ainda é o maior evento de música internacional do Brasil e que promete atrações compatíveis com o que há de sucesso nas paradas da época.

 

Na Vitrola Proudly powered by WordPress